Por Jeanette Maw (*)
Você tem alergia ao dinheiro? Ou conhece alguém que tem?
Esta condição pode causar frustração profunda não apenas para aqueles que a experimentam, mas também para seus entes queridos que se sentem impotentes para ajudá-los.
Vamos começar definindo o que é alergia ao dinheiro, em seguida, analisar a forma de diagnosticar e tratá-la …
A alergia convencional é definida como uma reação física anormal a um alérgeno, resultando em coceira nos olhos, coriza, espirro, inchaço, etc.
A alergia ao dinheiro é quando uma pessoa tem uma resposta negativa (física ou emocional) para a abundância financeira ou prosperidade, que pode ser na forma de redução da dívida, presentes de outras pessoas, aumento no saldo bancário ou dinheiro vivo na mão.
Os sintomas da alergia ao dinheiro podem incluir: ficar sem crédito na praça, gastar tudo que recebe (e um pouco mais), decepções constantes no mundo dos negócios, a recusa em aceitar ajudas e até mesmo ressentimento em relação aos outros que gozam de abundância financeira sem aflição.
Você pode testar a alergia ao dinheiro, expondo o sujeito a qualquer coisa que represente a riqueza financeira – um maço substancial de dinheiro ou um cheque nominal de valor alto para ele será suficiente.
Observe a reação da pessoa. Se ela fica alarmada, franze a testa, demonstra tensão ou expressa outros sinais físicos de desconforto (incluindo o aumento da frequência cardíaca , a sudorese, a gaguejar, fala confusa ou fisicamente afastando o pacote), você provavelmente está lidando com alguém com alergia ao dinheiro.
Algumas respostas alérgicas são mais sutis e exige mais prática para diagnosticar:
Se alguém de repente começa a ganhar dinheiro rápido e ele diz “O que você vai fazer com todo esse dinheiro?”, então ele pode estar com alergia ao dinheiro.
Se alguém continua a experimentar falta ou escassez financeira, apesar do apoio financeiro de outros, ele pode ter uma alergia ao dinheiro.
Se as despesas de uma forma consistente aumentam em proporção direta ao aumento do fluxo de dinheiro, uma alergia de dinheiro pode estar em vigor.
Se a pessoa tem mente criativa para encontrar várias desculpas irracionais para não receber dinheiro, isso pode ser indicação de uma alergia ao dinheiro.
Esta não é uma lista exaustiva, por isso, esteja ciente de que pode haver outros sinais também. Confie na sua intuição e fique atento.
O que fazer se você descobre que uma alergia ao dinheiro está presente?
Muitos optam por deliberadamente evitar o assunto ou situações que têm de lidar com dinheiro, mas essa é uma saída ineficaz e muitas vezes desagradável.
Uma abordagem mais útil é tratar a condição subjacente diretamente, neutralizando o estímulo negativo para o assunto através de um processo de reestruturação de crenças ou reescrevendo a história. Isso pode ser feito com sucesso através do trabalho diligente de métodos de autoajuda ou também com a ajuda de um profissional experiente.
O fato é que a alergia ao dinheiro afeta muitos de nós, especialmente em uma cultura que glorifica a abundância financeira, mas ao mesmo tempo sente desprezo por aqueles que a criam, rotulando-os de materialistas, entre outras coisas. Através da sensibilização para aqueles com condições não diagnosticadas e facilitando o acesso a tratamentos de cura disponíveis, podemos oferecer mais facilidade e prazer para os que sofrem com respostas alérgicas a riqueza.
Você está repelindo dinheiro?
Se você conhece alguém que sofre de uma alergia ao dinheiro, por favor, deixe-os saber que a ajuda está disponível.
Com o apoio e tratamento adequado, eles podem neutralizar os efeitos negativos desta condição e recuperar uma vida livre das consequências negativas de sensibilidade a riqueza financeira e abundância.
Tradução livre e adaptação por Mizuji Kajii
(*) Jeanette Maw é Good Vib Coach, criadora do blog googvibeblog.com, responsável pela sessão Lei da Atração do Good Vibe University
Namastê