Olá a todos,
Steve DeSanto nos dá um uso sensato de EFT para mudar hábitos e superar irritações. Depois de descrever seu processo, ele diz: “Pegue um pedaço de papel e faça uma lista de pequenos aborrecimentos que você gostaria de mudar. Em seguida, escreva algumas coisas novas que você gostaria de começar”.
Abraços, Gary
________________________________________
Por Steve DeSanto
Há muitas maneiras de usar o EFT para mudar ou instalar novos comportamentos.
Mas por algum motivo, continuo voltando para reler o artigo de Thorsten Kominek.
Talvez seja a própria história que me intriga.
Talvez seja a simplicidade de seu processo: executando um comportamento e em seguida, fazendo o tapping: Embora ___ (esse novo comportamento) seja incômodo e estranho … – depois disso, fazendo o tapping para extinguir o comportamento antigo com: Embora ___ (O comportamento antigo) seja familiar …
A chave para fazer a mudança duradoura, é claro, é continuar fazendo EFT até que o comportamento antigo realmente parecer não-familiar e até que o novo comportamento se torne confortável.
Isso, no entanto, nem sempre é fácil de mensurar.
No entanto, eu usei este processo para uma série de problemas.
E porque tenho tido tantos, vou lhe contar, é o único que vem à mente com mais frequência.
A razão é que está relacionado diretamente com algo físico que encontro todos os dias – a gaveta de talheres da cozinha.
Aqui está o resumo: por mais de 20 anos mantivemos os talheres de uso diário em uma gaveta específica perto do fogão. Ir para esse local era um hábito vitalício para nossos meninos.
Então, alguns anos atrás, minha esposa decidiu que os temperos deveriam estar lá e fez A Grande Mudança.
Como você pode imaginar, lembrar da mudança foi um incômodo diário para todos.
Nós sempre fomos para a gaveta de temperos primeiro antes de lembrar, oh, sim, o talheres naquela outra agora!
Nós até colocamos um pedaço de fita adesiva na borda do balcão acima da gaveta antiga com uma flecha preta apontando na direção da nova.
Não preciso dizer que A Grande Mudança produziu um debate acalorado, mas minha esposa ficou firme, proclamando a conveniência de ter temperos perto do fogão, mesmo que eu cozinhe tanto quanto ela e não considerasse que a mudança valesse o inconveniente.
Lembro-me das férias de Natal logo após a mudança quando o nosso filho mais velho veio para casa da faculdade e descobriu a mudança. Ele soltou um grito divertido que chamou minha atenção na sala de estar. Fui ver qual era a agitação e o vi sorrindo e apontando para a gaveta de temperos aberta. “O que aconteceu?”, Ele disse.
Todos acabamos nos tornando mais acostumados à mudança, mas percebi há algum tempo que eu ainda estava indo para a velha gaveta quando não estava focado no que estava fazendo.
Afinal, não é incomum tirar uma xícara de café e pegar uma colher de uma gaveta familiar sem pensar muito.
Os velhos hábitos não morrem.
Então, algumas semanas atrás, eu decidi que valeria a pena usar EFT para solidificar a mudança no meu subconsciente para que finalmente se tornasse uma questão resolvida.
Pense nisso. Quantos hábitos aparentemente insignificantes, como esse, toleramos e nunca consideramos resolver com EFT?
Mas voltando à minha história.
Fiquei de pé na frente da antiga gaveta de talheres, abri e fechei a gaveta várias vezes.
Então, enquanto olhava para a gaveta, eu fiz: embora buscar talheres onde é agora a gaveta de temperos seja muito familiar, porque mantivemos talheres aqui por tanto tempo … fiz 3 ou 4 rodadas com esta frase.
Em seguida eu fiquei na frente da gaveta de talheres atual e fiz: Embora vir primeiro a esta gaveta para pegar talheres seja estranho e não-familiar…
Alguns dias depois, percebi que as rodadas tinham feito uma diferença. Funcionou! E, curiosamente, não era enquanto eu ainda estava na cozinha que eu me lembraria e ficaria maravilhado com o bom funcionamento da mudança por causa do EFT.
Se você tiver hábitos que gostaria de quebrar, que não se relacionem com problemas mais profundos com uma teia de aspectos relacionados, acho que seria melhor fazer EFT como eu fiz acima.
Ou talvez você queira instalar um novo hábito, mas não pareceu importante o suficiente para se concentrar.
Por exemplo, você continua perdendo seus óculos porque não os usa com freqüência o suficiente para sempre saber onde os colocou da última vez? Pense nas possibilidades.
Por que não experimentar? Pegue um pedaço de papel e faça uma lista de pequenos aborrecimentos que você gostaria de mudar.
Em seguida, escreva algumas coisas novas que você gostaria de começar.
Uma última sugestão para o bem da paz e da tranquilidade do lar: por que não fazer EFT para se sentir “confortável e feliz” com algum hábito irritante do seu cônjuge, ou de algum outro parente ou colega de trabalho?
Chame isso de sua pequena contribuição para a paz mundial.
Estou falando de algo que deixa você louco há anos.
Um problema que você pode ter é se sentir “contrariado” para manter seu desagrado com o que você percebe como um problema importante.
Então talvez você primeiro faça “sentir-me contrariado para demonstrar meu desagrado” … com o que quer que seja.
Vamos enfrentá-lo, ninguém gosta que lhe digam para mudar.
Então, talvez, se você fizer EFT e parar de criticar, a outra pessoa pode mudar sozinha.
O que acha?
O psiquiatra William Glasser, escreveu um livro inteiro chamado Teoria da Escolha, que essencialmente fala sobre como o único comportamento que você pode realmente mudar é o seu.
Nós, que usamos EFT, estamos a quilômetros na frente de todos, porque temos uma ferramenta maravilhosa para nos ajudar a fazer exatamente isso, mas com muito menos esforço e sofrimento.
Steve DeSanto
______________________________
Tradução e adaptação: Mizuji Kajii
Fonte: emofree.com