O significado da comunicação é a resposta que se obtém
Este é mais um dos pressupostos básicos da PNL.
(Se você não sabe o que é PNL, assista este vídeo)
Não importa sua intenção.
O que importa é a resposta que se obtém.
O que importa é como a outra pessoa recebe sua mensagem.
Se você diz algo com intenção de elogiar alguém, mas se esse alguém tomou aquilo como uma ofensa, na prática, aquilo foi ofensa, apesar de suas intenções de elogiá-la.
E não adianta culpá-lo.
Se sua intenção é realmente elogiar aquela pessoa, então você precisa encontrar uma outra maneira de expressar sua intenção.
Aquela forma que você usou, aquelas palavras que você usou, não funcionaram.
Quanto mais rápido você perceber isso, quanto mais rápido você mudar a forma de se expressar, mudar as palavras e atitudes, mais rápido você vai alcançar seu objetivo.
Um outro pressuposto da PNL diz: “Se o que você está fazendo não funciona, faça algo diferente e continue mudando até conseguir o que quer”.
Quantos problemas de comunicação – e por extensão, problemas de relacionamento – poderiam ser evitados se o comunicador tivesse e usasse esse conhecimento?
Ao invés disso, muitas vezes as pessoas preferem insistir no que não funciona.
Acabam caindo naquele improdutivo e desgastante “disse-não-disse”.
É quando as pessoas se esquecem de seus objetivos da comunicação.
Perdem o foco.
E querem provar que estão certas.
Mas o objetivo daquela comunicação não era provar que estão certas…
De que adianta provar que estão certas, se o objetivo principal não é atingido?
De que adianta provar que estão certas, se isso as afasta ainda mais de seus objetivos?
Uma outra atitude improdutiva é rotular a outra pessoa.
Rótulos nada úteis: se a pessoa não entendeu o que você queria que ela entendesse, então ela é burra, ignorante, desinteressada, esquisita, resistente, rebelde, idiota, etc.
Esses rótulos só afastam os comunicadores de seus objetivos. E justamente das pessoas com quem precisam ter bom relacionamento para obter o que querem.
Se esses comunicadores soubessem que
as pessoas funcionam perfeitamente
e que a chave para influenciar as pessoas
é entrar no seu modelo do mundo,
então estariam no caminho para o sucesso.
Seriam mais eficazes em comunicar o que querem.
A propósito, esses são mais dois dos pressupostos da PNL.
Através da comunicação eficaz e melhor relacionamento, você consegue o que quer com mais facilidade, com menos desgaste.
Isso pode significar economia de tempo, energia, dinheiro, saúde e muito mais.
Os pressupostos da PNL são as crenças de pessoas bem-sucedidas.
Essas crenças estão por trás das atitudes e comportamento de quem consegue resultados muito melhores que a maioria.
Se ficou curioso com os pressupostos da PNL, então clique aqui
Você poderá fazer o download do pdf com 16 pressupostos básicos da PNL.